Gestões

GESTÕES


  • Gestão 2014/2015: Ex Libris: Transformar para marcar (Data de posse: 01/09/2014 / Data de encerramento: 31/08/2015)
  • Porque Ex libris? Por que precisamos Transformar para Marcar? Ex Libris é conhecido por ser “a marca de posse feita em uma obra”. Na biblioteca, é a atribuição dada às etiquetas fixadas nos livros. É com essa ideologia de marcar que viemos com o sonho de fazer com que o curso de Biblioteconomia seja reconhecido não somente pelo seu caráter acadêmico, mas também que obtenha destaque nas mais variadas questões que envolvem a sociedade, respeitando as diferenças e salientando a importância do papel tanto do estudante de Biblioteconomia quanto do bibliotecário. Nosso sonho é fazer com que a Biblioteconomia vá para além dos muros da universidade, uma Biblioteconomia que deixe marcas por onde passar, pois a memória não esquece os feitos deixados pelas transformações em nossa área de atuação. Transformemos para marcar a Biblioteconomia na história!
  • PROPOSTAS:
1. Dar continuidade e aprimorar os canais de comunicação online do CABIRG (Blog, Facebook, email, Youtube, enquetes);
- Pretendemos melhorar os meios de comunicação entre o CABIRG e os estudantes, mantendo-os informados das novidades, cursos, estágios, reuniões de Centro, Departamento, CEBs (Conselho de Base Estudantil, onde todos os CAs se reúnem para tratar de assuntos comuns a todos os estudantes), assim como informar sobre a assistência estudantil oferecida pela UFC. Usaremos redes como o facebook para enquetes e o blog para estudantes que não utilizam redes sociais, como também utilizaremos o serviço de email. Já o Youtube será um canal para que o curso de Biblioteconomia alcance um número maior de pessoas.
2. Criar o informativo BookBreak impresso mensalmente com notícias e novidades do curso;
- Pensamos em expandir a comunicação entre o CA e os estudantes, considerando, principalmente, quem não tem constante acesso à internet, através da distribuição mensal de fanzines com as mais variadas novidades e informações, contendo também um espaço para os estudantes e professores divulgarem suas ideias e produções artísticas. 
3. Fazer um levantamento e divulgar instituições que oferecem estágios ao curso e seus atuais estagiários;
- Objetivamos informar e divulgar as unidades que alocam estagiários de Biblioteconomia através de um cadastro que será divulgado no blog, pois, frequentemente, os estudantes não tomam conhecimento do trabalho do bibliotecário em outras unidades de informação, além das bibliotecas. Assim, o estudante conhecerá melhor nosso amplo mercado e saberá quem está estagiando no momento, caso queira se informar melhor.
4. Promover um evento de apresentação de trabalhos acadêmicos produzidos pelos estudantes do curso;  
- Acreditamos que nossos estudantes merecem expor seus trabalhos além das salas de aulas. Assim, promoveremos eventos que proporcionem a divulgação de trabalhos elaborados pelos estudantes para os estudantes, contemplando trabalhos que foram apresentados em encontros nacionais e regionais e aqueles que ainda não foram divulgados ou apresentados em outros eventos;
5. Divulgar o acervo histórico do CABIRG;
- Disseminaremos os trabalhos e ações das antigas gestões do CABIRG através de exposições de seus documentos.
6. Organizar eventos e iniciativas conjuntamente ao Conselho Regional de Biblioteconomia e  Associação dos Bibliotecários;
- Objetivamos trabalhar junto a essas entidades para promover debates acerca da situação atual do profissional da informação.
7. Fomentar iniciativas que incentivem diálogos sobre a criação do Sindicato;
- Pretendemos convidar representantes de sindicatos já existentes para explicar aos alunos como funciona, qual a importância de que nossa classe seja representada por este órgão e qual o papel do estudante nesse desafio.
8. Lançar e promover o Concurso Literário Rachel de Queiroz com intuito de reunir as melhores produções literárias para uma posterior publicação impressa;
- Reconhecemos que em nosso curso existem muitos talentos e eles não podem passar despercebidos. Abriremos espaço para envio de poesias, crônicas, histórias, quadrinhos e contos, que serão expostos uma vez por mês no informativo, para ao final da gestão fazermos uma edição impressa com as melhores.
9. Requisitar um flanelógrafo específico do CABIRG e divulgar estágios na área;
- Visamos reservar um flanelógrafo exclusivo para o Centro Acadêmico, afim de disponibilizar um espaço onde os alunos possam obter informações, novidades e, principalmente, vagas de estágio.
10. Organizar debates sociopolíticos;
- Intencionamos construir espaços de debates abertos a todos os estudantes com o intuito de abordar temas relevantes que promovam reflexão, consciência e responsabilidade sociais e políticas para melhor entendimento da diversidade existente em nossa sociedade;
11. Garantir a Semana de Biblioteconomia,  recepção dos calouros, calouradas, happy hour e saraus;
- Acreditamos que esses eventos reforçam a interação entre os alunos, promovendo desenvolvimento científico, social e cultural, além de contribuir com a luta pela revitalização e utilização dos espaços que são de direito dos estudantes, questão que já vem sendo debatida pelo Movimento Estudantil.
12. Contribuir e apoiar os projetos de extensão do curso;
- Propomos estabelecer um elo entre os projetos de extensão, os estudantes e a comunidade, colaborado com sua organização e divulgação para que se possa cada vez mais atrair público e voluntários, a fim de contribuir com o desenvolvimento social e promoção do curso.
13. Realizar ações solidárias;
- Tencionamos desenvolver ações solidárias no Hemoce, no Instituto Hélio Goes, que precisa de voluntários para o projeto Livro Falado, em instituições carentes, através de doação de alimentos, e em ONGs protetoras de animais.
14. Incentivar atividades esportivas;
- Visamos instigar o interesse dos estudantes do curso pelas atividades esportivas desenvolvidas na quadra do CÉU, promovendo jogos entre os alunos e/ou amistosos entre o cursos do Centro de Humanidades 2.
15. Interagir com os demais CAs do CH2 para realização de eventos;
- Queremos ampliar a interação entre os cursos do Centro de Humanidades 2 para realização de eventos estudantis que contemplem a interdisciplinaridade cientifíco-cultural.
16. Promover debates com profissionais da informação que envolvam as mais variadas questões relacionadas à Biblioteconomia;
- Almejamos organizar rodas de conversas, mesas-redondas e palestras que reforcem a identidade do bibliotecário na sociedade atual, além de questões como políticas públicas do livro e da leitura e mercado de trabalho.
17. Implementar a Padaria Literária: encontros literários do CABIRG em espaços culturais;
- Promoveremos diálogos sobre obras pré-determinadas uma vez por mês e visitações a exposições, finalizando com discussões sobre as obras, enriquecendo o arcabouço cultural dos estudantes de forma descontraída e estimulando a interação entre os mesmos. 
18. Buscar parceria com editoras para arrecadar livros da área para a biblioteca do CABIRG;
- Pretendemos buscar patrocínio de livros que contemplem diversos assuntos da área para o acervo do CABIRG, levando em consideração o projeto Informação sem Fronteiras que permitiu a disponibilização do acervo para os estudantes. 
19. Organizar campeonatos de videogame beneficentes;
- Promoveremos campeonatos beneficentes de jogos eletrônicos com o intuito de reforçar a interação e o lazer entre os estudantes e, assim, arrecadar fundos para instituições carentes.
20. Criar um repositório digital para armazenar os trabalhos elaborados pelos estudantes do curso;
- Propomos a ideia de um repositório que funcione para armazenar e divulgar as produções acadêmicas dos estudantes, incluindo seminários, artigos, monografias, etc, facilitando a disseminação da informação e criando um material de auxílio para os novos alunos.
21. Disponibilizar o CABIRG aberto 25h por semana;
- Manteremos o CABIRG aberto por, no mínimo, 25 horas por semana para atender a demanda dos estudantes, visando ter horários específicos e flexíveis para que os estudantes possam tirar suas dúvidas, procurar os serviços do Centro Acadêmico, acessar os computadores, a xerox, impressão e lazer.
22. Fazer a prestação de contas do CABIRG e divulgar mensalmente;
- Lançaremos todo mês os gastos e lucros financeiros do CA para que os alunos possam conferir onde e como o dinheiro é utilizado.
23. Auxiliar os formandos a arrecadarem fundos para a formatura;
- Daremos assistência aos formandos por meio de divulgação, promoção e apoio a ações e/ou eventos que possibilitem arrecadação de recursos financeiros.
24. Promover a conscientização ambiental;
- Viabilizaremos a distribuição de depósitos nos espaços do CH2 para a coleta seletiva mensal de papéis e outros materiais para reciclagem.
25. "Troque saber, compartilhe cultura"
- Incentivaremos o compartilhamento de saberes através de uma feira de trocas de livros, CDs e DVDs. A oportunidade também servirá para a doação de livros e/ou apostilas e textos sobre a nossa área para doar aos estudantes que não possuem condições de comprar ou fotocopiar esses materiais.
  • Integrantes: 
Amanda Ribeiro, Andreia Sousa, Belchior Escobar, Eric Albuquerque, Felipe Alves, Isabelle da Silva, Jarllys Dean, Larah Pimenta, Maria Silvanira, Natanna Santana, Nathalia Barbosa, Nayeli Feitosa, Rafael Yuri, Renata Manuely, Tatiana Sousa, Thailana Tavares e Yuri Maroto

  • Gestão 2013/2014: Apocrypha (Data de posse: 26/07/2013 / Data de encerramento: 26/07/2014, adiada por mais 15 dias de acordo com o estatuto vigente, encerrando, assim, em 10 de agosto de 2014 )
    Porque Apocrypha? São declarações de autenticidade dúbia. A origem da palavra remonta ao latim medieval, e significa ‘secreto, algo não cânone’, que veio do adjetivo grego apocryphos, que por sua vez significa ‘obscuro’.

    Mas tem mais!

    Na série de livros ‘The Elder scrolls’, Apocrypha é um dos reinos do esquecimento, descrito assim:

    “uma biblioteca infinita, com prateleiras alongando-se em todas as direções. Todos os livros tem uma capa preta sem título e é dito que todo o conhecimento produzido pelo homem reside ali. Espíritos vagam por seus corredores, sempre e para sempre buscando conhecimento”

    A Apocrypha representa o mundo de conhecimento que não é acessível a quem precisa. Os espíritos são essas tais pessoas que buscam o conhecimento. E nós, bibliotecários, quebraremos essas barreiras! A grande ideia é tornar o conhecimento mais democrático. Em outros contextos, ainda podemos colocar assim:

    Apocrypha (C.A)

    Espíritos (Calouros)
    Entendam que o C.A, que deve ser a segunda casa dos alunos dentro da UFC, ainda parece muito distante para alguns. Vamos promover a interação entre veteranos e calouros. E a gestão Apocrypha vem quebrar essas barreiras do conhecimento DENTRO E FORA da universidade!

    Nossas propostas:

    1) Mudança de Estatuto do CABIRG; 2) Fazer o levantamento histórico do CABIRG e do curso de Biblioteconomia, com finalidade de apresentação; 3) Implementar uma mini biblioteca dentro do espaço do CABIRG; 4) Reforma estrutural e estética do CABIRG; 5) Plano de marketing para divulgação da gestão e para saber a opinião dos estudantes sobre a atuação da própria; 6) Criação de um serviço de informação do CABIRG; 7) Realização de plenárias, sobre os mais variados temas, ao longo do semestre; 8) Trote Solidário; 9) Cine Ramiz Galvão 10) Divulgação dos esportes 11) Fanzine com as principais notícias ao longo do semestre; 12) Oficinas; 13) Divulgação da atuação do bibliotecário em diferentes campos; 14) Calourada; 15) Construção de um Facebook permanente para repassar as gestões futuras; 16) CABIRG atuar em parceria com os semestres mais avançados para realização de pequenos eventos em favor de suas respectivas formaturas.


    Integrantes:
Davi Martins
Etina Celestino 
Ives Valente
Nathália Alves
Natanna Santana
Felipe Alves
Larah Pimenta
Ilana Santos
Sara Larissa
Suelene Barroso
  • Gestão 2012/2013: Que Não Seja Quimera
  • Gestão 2011/2010: Interação: Por uma Biblioteconomia em Movimento
  • Gestão 2010/2009: Inovação que deu Certo









Nenhum comentário :

Postar um comentário